Logo Blog
  • Fernando Ramos
  • 4/jun/2020

Lagoa Grande | Secretaria de Saúde confirma primeira morte por coronavírus

 

A Secretaria de Saúde do município de Lagoa Grande do Maranhão, confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus.

Trata-se de um homem de 30 anos, residente no bairro mutirão. Ele estava internado no hospital municipal José Vieira de Melo e veio a óbito hoje (04), por volta das 21h.

  • Fernando Ramos
  • 3/jun/2020

Tv Nova Era volta com suas atividades na cidade de Lago da Pedra

A Tv Nova Era, depois vários meses, voltou as suas atividades na cidade de Lago da Pedra. A tv ficou fora do ar e os pedidos de telespectadores pela volta foi fundamental para esse retorno.

Enquanto estava no ar, a Tv Nova Era na cidade de Lago da Pedra foi sucesso absoluto. O programa O Povo na Tv, foi o grande responsável por essa audiência.

Já nessa ultima segunda-feira (01), a tv voltou as suas atividades normais. Em um novo cenário, o programa O Povo na Tv retornou com todos os quadros antigos e algumas novidades.

Além da transmissão pela tv, o programa O Povo na Tv passou a ser transmitido pela internet. Você pode acompanhar pelo Youtube e Facebook.

O programa vai ao ar de segunda a sexta às 12h, na Rede Tv canal 5. a apresentação é do repórter e apresentador Mario Junior.

  • Fernando Ramos
  • 1/jun/2020

Lagoa Grande | Prefeitura prorroga ate 15 de junho medidas no combate ao Covid-19

Baixe o decreto aqui: BAIXAR

  • Fernando Ramos
  • 30/maio/2020

Lagoa Grande | Secretaria de Saúde realiza reunião para tratar sobre os novos procedimentos em relação ao COVID-19

Na tarde deste sábado (30), a equipe da secretaria de saúde do município de Lagoa Grande do Maranhão realizou uma reunião com o medico Dr. Jorge Melo, com o objetivo de debater os procedimentos que serão adotados em relação do novo coronavirus.

Durante a reunião, Dr. Jorge explicou como as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), deve realizar os procedimentos de notificação e medicação de pacientes relacionados ao covid-19.

Ainda na reunião, ficou decidido que as equipes do PSF irão atender todos os pacientes nos postos de saúde de sua região. Além disso, a equipe do PSF da sede irá realizar os procedimentos no hospital José Vieira de Melo.

Ficou também decidido que o medico Dr. Jorge irá realizar uma vez por semana os atendimentos a pacientes relacionados ao covid-19. Esses atendimentos serão no hospital José Vieira de Melo e, se necessário, será realizado a domicilio.

Ainda na próxima semana, será marcado um treinamento com todos os profissionais de saúde sobre o coronavirus.

(mais…)

  • Fernando Ramos
  • 30/maio/2020

Nota de Pesar do prefeito Chico Freitas ao falecimento do ex-prefeito Luiz Osmani

Com imenso pesar, a comunidade lagoagrandense lamenta o falecimento do líder Luiz Osmani, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lago da Pedra (dois mandatos: 1993-1996 e 2005-2008), portanto também ex-gestor público de Lagoa Grande do Maranhão, vez que no primeiro mandato jurisdicionou este agora autônomo município.

Luiz Osmani, 68 anos de idade, vítima de complicações causadas pela COVID-19, alicerçou biografia política de sucesso em Lago da Pedra, e deixa seu legado de liderança, popularidade, pessoa solidária e humanizada, reconhecido bom político em toda região do Médio Mearim que ele tanto ajudou e defendeu.

Nesse sentimento de luto nos despedimos ressaltando a marca de uma das maiores expressões que Lago da Pedra já teve.

Que o Supremo Árbitro dos Mundos, Deus, o haja acolhido sob seu manto protetor no repouso eterno em Seu Reino, e, em sua infinita misericórdia, conforte os familiares e amigos nesse momento de dor, tristeza para todos que choramos essa despedida.

 

  • Fernando Ramos
  • 29/maio/2020

Prefeito Laércio Arruda decreta 03 ( três) dias de luto oficial pelo falecimento do ex-prefeito Luiz Osmani

O prefeito de Lago da Pedra Laércio Arruda, decretou no iniciou da noite desta Sexta-feira (29), luto oficial de 03 (três) dias pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lago da Pedra por 02 (dois) mandatos, Luiz Osmani.

O decreto de nº 016/2020, já foi publicado no diário oficial.

  • Fernando Ramos
  • 29/maio/2020

Mensagem do Prefeito Laércio Arruda pelo falecimento do ex-prefeito Luiz Osmani

Nessas horas, quando parte alguém que representou muito pra gente em vida, é normal que o sentimento faça com que a gente sinta que aquele que partiu era muito próximo de nós mais do que imaginávamos, e que deveríamos ter aproveitado mais sua companhia em vida.

Foi pouco o tempo de convivência que tive ao lado de Osmani como aliado político e amigo, mas o suficiente pra que eu pudesse aprender a admirá-lo como admiro hoje e sempre, principalmente como um homem de coração bom, um super pai para seus filhos, um bom marido pra Fabiana, um amigo sempre a disposição pra servir a quem precisasse quando ele podia ajudar.

Osmani amava cuidar das pessoas, sua autoestima era sua maior marca, amava viver, amava a vida.

Até nas horas em que estava internado com a voz rouca, me mandava mensagem de áudio dizendo que a nossa luta não poderia parar e que esperava ansioso chegar a hora de sair do hospital e cairmos no campo. Ele sempre preocupado com tudo.

Perdemos um grande lutador, porém, entendo que ficamos com seus ensinamentos, com a lembrança da sua alegria, coragem, otimismo e com a marca do seu trabalho como deputado estadual, e principalmente como um prefeito que trabalhou muito por Lago da Pedra – MA.

Aos familiares e amigos que o amam, os meus sentimentos, e a você, meu amigo Osmani, só desejo que possa descansar em paz ao lado de Deus, e agora quero também dizer como você gostava de falar para os seus amigos: “você é meu amigo”.

Um abraço pra sempre do seu também amigo, Laércio Arruda.

  • Fernando Ramos
  • 29/maio/2020

Lago da Pedra de luto: morre ex-prefeito Luiz Osmani

Morreu na tarde desta sexta-feira, 29, em São Luís, aos 68 anos de idade, o ex-prefeito de Lago da Pedra, Luiz Osmani. A informação foi confirmada pela a esposa de Osmani, Fabiana, e também pelo filho, Hilário Neto.

Osmani foi internado devido a complicações causadas pela Covid-19, há alguns dias. Nos últimos dias o estado de saúde dele se agravou e teve de ser entubado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Natural de Independência-CE, Luiz Osmani construiu a carreira política em Lago da Pedra. Ele era um dos políticos mais respeitados na região do Médio Mearim, além de ter bom trânsito no meio político estadual.

Osmani exerceu dois mandatos de prefeitos: de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Ele também foi deputado estadual.

Neste momento de dor e tristeza, manifestamos nossos sentimentos e condolências aos familiares e amigos do grande Luiz Osmani Pimentel de Macêdo.

 

fonte: Walney Batista

  • Fernando Ramos
  • 21/maio/2020

Lagoa Grande | Prefeitura prorroga até 31 de maio medidas ao combate a COVID-19

O Prefeito Chico Freitas, ratificando os termos do art. 2º desse novo Decreto, informa que estará atento ao comportamento dos casos confirmados de coronavírus no Município e em contato permanente com autoridades estaduais de saúde, bem como com a Casa Civil do Governo do Estado, e em avaliação juntamente com o Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID-19, de modo a qualquer fato novo a merecer novo posicionamento a população será prontamente informada.

Espera-se em breves dias o retorno gradual da normalidade, porém prudente mantermos a calma e a paciência em continuar com o que há de mais recomendável e seguro no momento: MANUTENÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL, USO DE MÁSCARA, FICAR EM CASA, RESPEITAR O PRÓXIMO E PRIVILEGIAR A VIDA.

Tendo em vista que o Decreto Municipal nº 11/2020, que consolidou todas as medidas de restrições destinadas à prevenção e combate à propagação da COVID-19 em nosso Município tem sua validade até este dia de 20 de maio de 2020, e considerando que o Decreto Estadual nº 35.831, desta data (20/5/2020), no artigo 2º, mantém para até o dia 31 de maio as disposições do Decreto Estadual nº 35.731, de 11 de abril de 2020, aquele em que o Governador estabeleceu o regramento a ser cumprido no âmbito do Estado do Maranhão, o Prefeito CHICO FREITAS, considerando as circunstâncias presentes e o posicionamento do Governador, acompanha a mesma prorrogação do prazo para até 31 de maio, e assim o faz em entendimento havido em conjunto com o Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID-19, criado na forma do art. 10 do Decreto Municipal nº 002/2020, de 17 de março de 2020.

Essa decisão é a que consta do novo decreto nº 012/2020, desta data, cujo teor ora transcrevemos:

 

DECRETO Nº 012/2020, DE 20 de maio de 2020

Prorroga, até 31 de maio de 2020, as medidas de restrições destinadas à prevenção do contágio e ao combate à propagação da transmissão da COVID-19 no âmbito do Município, infecção humana causada pelo Coronavírus (SARS-COV-2, bem como ratifica a suspensão das aulas até 31 de maio de 2020, nos termos do Decreto Municipal nº 11/2020, de 8 de maio de 2020, e dá outras providências

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE DO MARANHÃO, Francisco Silva Freitas, no uso das atribuições legais inerentes ao seu cargo, constitucionalmente estabelecidas e contidas na Lei Orgânica do Município, e:

CONSIDERANDO as medidas de enfrentamento de emergência de saúde pública do presente surto de COVID-19;

CONSIDERANDO que é competência do Chefe do Executivo, de acordo com o princípio do interesse público, e com base em prerrogativa constitucional e Lei Orgânica do Município em expedir decretos para regulamentar as leis, com vistas a resguardar e promover o bem-estar da coletividade;

CONSIDERANDO o teor do art. 196, da Constituição Federal em que estabelece ser dever do Estado garantir “…políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença…”;

CONSIDERANDO que o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 188, de 03.02.2020, por conta da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), declarou estado de Emergência (Calamidade) em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN;

CONSIDERANDO que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020, e o Senado Federal, em 20 de março de 2020, reconheceram a existência de calamidade pública para os fins do artigo 65, da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000;

CONSIDERANDO os Decretos Estaduais nº 35.672, de 16.03.2020, que dispôs, no âmbito do Estado do Maranhão, sobre as medidas de calamidade pública em saúde pública de importância internacional e suas alterações, bem assim os de nr. 35.677, de 21/3/2020, 35.678, de 22/3/2020, 35.714, de 3/4/2020, 35.731, de 11/04/2020, Decreto nº. 35.746, de 21/4/2020, Decreto Estadual nº 35.784, de 3 de maio de 2020, e, mais recente, o Decreto Estadual nº 35.831, desta data,  cujos conteúdos justificam e respaldam este decreto, porém não validam aplicação no município, que ora edita suas próprias medidas segundo as particularidades e realidade local;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação, no Município de Lagoa Grande do Maranhão, da Lei Federal nº 13.979, de 6/2/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente dos Vírus H1n1 e da COVID-19 (coronavírus), de importância internacional;

CONSIDERANDO a necessidade de avaliação diária dos casos de infecção por COVID-19 e do perfil da população atingida, visando a definição de medidas proporcionais ao objetivo de prevenção;

CONSIDERANDO que, em razão do Poder de Polícia, a Administração Pública pode condicionar e restringir o exercício de liberdades individuais, com vistas a ajustá-los aos interesses coletivos e ao bem-estar social da comunidade, em especial para garantir o direito à saúde e a redução do risco de doença e de outros agravos,

DECRETA

 

Art. 1º – Ficam prorrogadas para até o dia 31 de maio de 2020 as medidas estabelecidas no Decreto Municipal nº 11/2020, de 8 de maio de 2020, nos termos deste Decreto.

Art. 2º – Este Decreto Municipal ora editado foi objeto de prévia deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID-19, criado na forma do art. 10 do Decreto Municipal nº 002/2020, de 17 de março de 2020, que a qualquer momento, a depender de avaliação do referido Colegiado, sobre as condições da situação epidemiológica do contágio e da evolução de casos neste Município, bem como no Estado e na região em que inserida a Lagoa Grande do Maranhão, poderá ser acionado para reanalisar medidas e examinar possibilidade de antecipação ou adiamento da data a que alude o art. 1º ou adoção de novas medidas de flexibilização ou mais restrições no tocante às atividades e demais determinações.

Art. 3º – Este Decreto Municipal entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

 

Gabinete do Prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, Maranhão, em 20 de maio de 2020.

 

FRANCISCO SILVA FREITAS

Prefeito

BAIXE O DECRETO AQUI: BAIXAR

  • Fernando Ramos
  • 19/maio/2020

Lago da Pedra passou dos 100 casos confirmados de coronavírus

O bairro Cajueiro segue disparado com o maior número de casos na cidade

Nesta segunda-feira (18), o município de Lago da Pedra ultrapassou uma triste marca: chegou aos 100 casos confirmados de coronavírus. O número foi divulgado no boletim epidemiológico da Semus ontem à noite, dia 18. O bairro do Cajueiro, área central da cidade, segue disparado com o maior número de infectados (22), seguido pelo Bairro Viera Neto com 9 e Serra Dourada com 8.

A prefeitura, na gestão de Laércio Arruda, tem realizado ações para combater a pandemia e medidas severas para obrigar a população a ficar em casa, como o toque de recolher. Ainda assim, os números não param de crescer.

Fonte: Blog do Carlinhos

1 2 3 95

Curta nossa página no Facebook

%d blogueiros gostam disto: