Auditores do TCE-MA atestam validação do IEGM de Lagoa Grande

Quarta-feira, 4, esteve em visita de trabalho na sede administrativa do município de Lagoa Grande equipe de auditores do TCE-MA, cumprindo calendário e cronograma de validação do IEGM Índice de Efetividade da Gestão Municipal, instrumento técnico que mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas e atividades públicas do gestor municipal.

Esse importante indicador apresenta e faz diagnóstico se ao longo do tempo à visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva.

Também é utilizado como mais uma ferramenta nas análises das contas públicas, sem perder o foco do planejamento em relação às necessidades da sociedade.

Composto por vários indicadores nos setores de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente e outros, o IEGM fornece uma radiografia da gestão pública nos municípios, oferecendo elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

Constitui-se, portanto, instrumento de transparência e controle social, já que a sociedade pode verificar por meio dele a efetividade das políticas públicas em áreas fundamentais.

O prefeito Chico Freitas e equipe de secretários e assessores recepcionaram os auditores e com eles procedeu a reunião e apresentou todos os documentos solicitados e após essa etapa e análise de documentos houve visitações a escolas, UBS, PSF, farmácia básica e quadra poliesportiva.

Com destacada avaliação, tanto documental, organizacional e de verificações e constatações, sob todos os aspectos, a visita obteve positiva impressão e depoimentos dos próprios auditores que registraram pleno atendimento às solicitações.

This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.