Lagoa Grande – Secretaria de Educação realiza dia “D” de divulgação da Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Grande do Maranhão por meio da Articulação Pedagógica Regional e Municipal realizou no ultimo dia 16, o dia “D” DE DIVULGAÇÃO DA BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O dia “D” foi realizado na igreja evangélica assembleia de Deus, com o objetivo de definir os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, ano a ano, na Educação Básica. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante norte para suas aulas.

O Brasil tomou a decisão de ter uma base comum porque, para promover a equidade e a qualidade, um sistema educacional precisa de um documento nacional claro e objetivo, que respeite as diversidades e autonomia locais e que promova uma aprendizagem que faça sentido para todos os alunos.

A BNCC não é currículo. Ela é parte de todos os currículos locais que para além da BNCC, irão determinar as aprendizagens regionais e metodologias de ensino que julgar necessárias e adequadas.

O trabalho, no entanto, está apenas começando. Para que a BNCC chegue de fato às salas de aula e promova mudanças. É preciso pensar na sua implementação. Os currículos das redes serão adaptados. É preciso pensar na comunicação, na formação continuada dos professores, assim como nos materiais didáticos e nas avaliações.

As redes de ensino serão protagonistas da implementação. que pode e deve ser planejada desde já.

This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.