×
Cidades

PARABÉNS LAGOA GRANDE DO MARANHÃO PELOS SEUS 18 ANOS

lagoa grande do maranhão

 

Aos 10 de novembro de 2014, Lagoa Grande do Maranhão comemora seus 18 anos, uma cidade pequena que cada dia está crescendo, hoje Lagoa Grande tem quase 13 mil habitantes de acordo com o ultimo censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012.

O município já está na sua 5º gestão de prefeito, quem assumiu o cargo como primeiro prefeito de Lagoa Grande o senhor Raimundo Cirilo de Oliveira que ficou a frente por apenas 1 mandato, em seguida o gestor foi o senhor Osman Fonseca do Santos que ficou a frente do município por 8 anos, sendo eleito e reeleito, depois Dr. Jorge Eduardo Gonsalves de Melo assumiu esse município e está na sua segunda gestão.

A lei de criação do município de Lagoa Grande do Maranhão aconteceu no dia 10 de novembro de 1994, mais o município só foi emancipado em 10 de novembro de 1996, aonde o primeiro prefeito assumiu o município em 1 de janeiro de 1997, por isso se comemora-se 18 anos de emancipação e não 20 anos pela criação da lei de desmembração do município da cidade de Lago da Pedra.

As comemorações ao aniversario da cidade vai acontecer quinta-feira (13.10), com torneios de futebol, missas e muita festa com a Banda Brasas do Forró de Fortaleza (CE).

988835_873667359311260_936335760646182449_n

 

Veja a lei de criação do município de Lagoa Grande:

MUNICÍPIO LAGOA GRANDE DO MARANHÃO.

LEI n° 7.081 de 27 de março de 1998. Modifica dispositivos da Lei nº 6.170 de 10 de novembro de 1994, que cria o Município de LAGOA GRANDE DO MARANHÃO.

 

A Governadora do Estado do Maranhão,
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º – Ficam suprimidas as alíneas “d” e “e” do art.2º da Lei nº 6.170, de 10 de novembro de 1994, que cria o município de Lagoa Grande do Maranhão que passa a vigorar com a seguinte redação:

“ Art.2°- O Município de Lagoa Grande do Maranhão limita-se, ao Norte, com o Município de Lago da Pedra; a Leste, com o Município de Lago da Pedra; a Oeste, com o Município de Marajá do Sena e ao Sul, com o Município de Itaipava do Grajaú.

LIMITES TERRITORIAIS

  1. a) Com o Município de LAGO DA PEDRA:

Começa no Rio Grajaú, na foz do Baixão do Aterrado, afluente da sua margem direita; desse ponto segue pelo talvegue do referido Baixão a montante, até o cruzamento com a estrada Lago da Pedra-Lagoa Grande entre os povoados Lagoa do Sindó I e Lagoa do Sindó II; daí segue em alinhamento reto até o povoado Centro do Benedito; daí segue em alinhamento reto na direção do povoado Nova Alegria, até seu cruzamento com os caminhos que interliga os povoados Centro Novo, Centro da Pedreira, no lugar Coco do Alexandre; daí segue pelo referido caminho, no sentido do povoado Centro da Pedreira até a interceptação com o caminho que interliga o lugar Estreito-Centro do Mundo, passando pelos lugares Chapadas da Nova Vida e Centro do Mirim, até o lugar Centro do Mundo no limite intermunicipal com o Município de Itaipava do Grajaú.

  1. b) Com o Município de MARAJÁ DO SENA:

Começa no ponto de interceptação do paralelo da foz do Rio Flores, com a linha de limite entre os municípios de Paulo Ramos, Marajá do Sena e Lago da Pedra; daí segue pela referida linha de limite até o seu ponto de cruzamento com o talvegue do Rio Grajaú.

  1. c) Com o Município de ITAIPAVA DO GRAJAÚ:

Começa no paralelo da foz do Rio Flores, no Povoado Centro do Mundo; daí segue pelo referido paralelo na direção oeste, até o seu ponto de interceptação com o talvegue do Rio Grajaú”.

Art.2º – Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado do Governo a faça publicar, imprimir e correr.

Palácio do Governo do Estado do Maranhão, em São Luis, 27 de março de 1998, 177º da Independência e 110º da Republica.

ROSEANA SARNEY MURAD
Governadora do Estado do Maranhão
JOÃO ALBERTO DE SOUZA
Secretário de Estado de Governo
RAIMUNDO SOARES CUTRIM
Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública

prot.00092

PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL N° 066 DE 06 DE ABRIL DE 1998
PROJETO DE LEI N° 039/98
AUTORIA DO DEPUTADO CARLOS ALBERTO MILHOMEM