×
Geral

´´TEMOS UMA ESTADO COM GRANDE POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA“,DIZ MAURO JORGE, NOVO PRESIDENTE DO ITERMA

 

 

 

GEDC1670

´´Temos um estado com grande potencial para o desenvolvimento agrícola “,diz Mauro Jorge, o novo presidente do Iterma.

 

No início da tarde desta quarta-feira (26),o novo presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-Iterma, Mauro Jorge, concedeu uma entrevista à TV Nova Era, em Lago da Pedra, canal local, onde fez alguns esclarecimentos e destacou metas a serem atingidas ,no órgão que irá comandar a partir de 1º de Janeiro de 2015.
Só lembrando, Mauro Jorge é ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Lago da pedra, é formado em administração e sócio-proprietário da Cerâmica Alcobaça, que fica em Lago da Pedra. Por tanto, é gabaritado, com larga experiência em administração.
O governador eleito, Flávio Dino, priorizou, também, o interior do estado, indicando nomes no primeiro escalão. Entre estes, está o lagopedrense.
Durante o programa, o apresentador Mário Júnior, não só fez perguntas, como também ,abriu espaço para que os telespectadores participassem através de ligações telefônica.

´´O governo Flávio Dino há dois dias atrás, o governador completou as indicações para o primeiro escalão de seu governo, se nós formos olhar nomes por nomes, eu acho que nunca na história deste estado, nós estivemos um quadro de pessoas tão qualificadas, quanto estes, que estão aqui, a maioria foram escolhidos pela capacidade técnica e de ação e, por suas competências, em suas gestões. Já está todo mundo trabalhando em suas pastas, neste momento de transição“,disse Mauro Jorge.
´´Nós temos um desafio que irá começar a partir de primeiro de Janeiro, fique tranquila, toda a população do estado, o Maranhão começa uma nova gestão, um novo modelo de gestão voltado para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, voltada acima de tudo, com transparência, como vem frisando constantemente o governador Flávio Dino, transparente de todas as suas ações, para que estas ações cheguem às pessoas menos favorecidas“, completou o novo presidente do Iterma.
Veja a parte principal da entrevista.
TV-O que é o Iterma e qual a importância para o Médio Mearim e todo o Maranhão ?
Mauro Jorge- O Iterma é um órgão fundamental para o desenvolvimento fundiário do estado ,é um órgão executor das ações fundiárias de todo o estado do Maranhão, é de suma importância que este órgão, hoje, seja trabalhado de maneira diferenciada, nós temos hoje, no Iterma ,além das titulações das terras, dos domínios de terras, nós temos os assentamentos estaduais que já estão implantados ,tem uma série de assentamentos que poderão ser implantados ,ou seja, fazer um trabalho muito grande em todas as regiões do estado para que desenvolva principalmente, o pequeno produtor rural, o pequeno trabalhador rural, que possamos dar condições para que eles tenham acesso ao crédito, acesso ao fomento ,acesso às condições de desenvolvimento e de trabalho.
TV-Você vai fazer uma parceria com o agricultor, você vai está nesta parceria pela questão das casas nos assentamento. Como vai funcionar isto ?


Mauro Jorge-
Olha, hoje já existe através dos assentamentos uma parceria do Iterma com o Incra, onde o Iterma, na realidade, funciona como se fosse o Incra, também aqui, estadual, e todos os investimentos dentro destes assentamentos já passam através do Iterma, o que nós temos, a nossa grande preocupação e, o nosso grande desafio, na realidade, é dar um incremento maior a estes investimentos, para que possamos dar condições, porque não adianta você fazer o assentamento, o assentamento em si  é importante, mas temos que dar condições para os assentados desenvolverem, crescerem, dentro destes assentamentos. E, estas condições são dadas através de infraestruturas, são as residências, são as estradas ,são os fomentos e, acima de tudo, nós temos que fazer uma parceria com a assistência técnica, através da Agerp, que hoje, foi indicado um colega nosso, que é o Fortunato Macêdo, um homem que tem um conhecimento muito grande neste setor e, nós já estamos em uma conversa bem avançada ,vamos levar isso ao governador Flávio Dino para que possamos fazer uma parceria muito forte junto aos órgão do estado, para que possamos trabalhar em parceria, para que essa parceria traga realmente os frutos e que, nós consigamos chegar aos objetivos que todos nós sonhamos.
TV-Qual vai ser o papel da Iterma neste novo modelo de governo, que vem em 2015 ?


Mauro Jorge- 
Olha, o governador Flávio Dino foi muito claro durante a campanha, que não adianta mudar só os personagens, nós temos que mudar o sistema, nós temos que mudar o modelo de se fazer política no nosso estado ,nós temos um estado ,hoje, que é terminantemente agrícola, temos uma estrutura fantástica para o desenvolvimento agrícola, tanto é que, o estado do Maranhão já foi o maior produtor de gênero, principalmente de arroz, do Brasil, para se ter ideia, existe hoje, para você ter ideia, quase 1,300 milhão hectares que fazem parte ,já cartografados, que fazem parte da gestão pelo o Iterma, destes, são beneficiados aí, quase 37 mil famílias, existe um trabalho feito para que estas famílias aumente, para que possamos dobrar o número de famílias beneficiadas, então ,para isso, nós precisamos ter um modelo de gestão voltado, acima de tudo, com transparência. Nós temos que dinamizar as ações do Iterma, levar o Iterma realmente aos locais, dar condições para que os assentados tenham acesso livre e possam ser resolvidos os seus problemas o mais rápido possível, desburocratizar as ações que é fundamental para o estado, não só para o Iterma, más, para todos os órgão estaduais. Recebemos a indicação semana passada, já estamos trabalhando, buscando informações, amanhã  teremos uma reunião com o Dr. Luiz Alfredo, que é o atual presidente do Iterma, uma pessoa que vem do quadro do Incra, superintendente do Incra, ele irá passar um retrato fiel do que realmente é o órgão hoje, então, para nós, a partir destas informações, montar uma equipe, que seja uma equipe comprometida, acima de tudo, com os objetivos e as determinações do governador.
´´Você vendo seu filho com perspectiva de crescimento, vendo sua família com saúde, que tenha condições de buscar saúde se precisa ,e veja a sua cidade desenvolvendo e tendo acima de tudo, esperança de está morando em um estado que está entrando no desenvolvimento, criando oportunidades para que todos nós cresçamos, então, esse é o objetivo do novo governador e, é um objetivo claro e simples. O Flávio está sendo muito taxativo, você que já teve a oportunidade, se não teve, procure às últimas entrevistas que o governador deu, onde ele está colocando com muita  ênfase, a questão da transparência, vai ser um governo de mãos limpas, um governo que não vai aceitar qualquer tipo de falcatrua, qualquer tipo de desvio de dinheiro público, irá sim enxugar a máquina para que esse dinheiro possa realmente chegar a você cidadão maranhense, que é o real representante deste recurso e que tem que ser o real beneficiado, então, para nós, é uma alegria muito grande, más acima de tudo, sabendo da responsabilidade que nós vamos ter e,  contamos, também, com seu apoio, com a sua parceria, porque sem vocês, nós não iriamos a lugar nenhum“, finalizou Mauro Jorge.

 

Confira a entrevista:

 

 

Imagens e informações: Blog do Walney Batista

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!