Logo Blog
  • Fernando Ramos
  • 10/fev/2020
  • Cidades

Lagoa Grande – Câmara de Vereadores inicia trabalhos em 2020 e prefeito Chico Freitas apresenta Boletim Eletrônico

Legislativo Municipal de Lagoa Grande iniciou os trabalhos em concorrida sessão sexta-feira, 7, com a participação do prefeito Chico Freitas.

Sob a exemplar condução do Presidente Cirilo Neto e após os protocolares e palavra do Pe. Edmar Lessa, o prefeito usou da tribuna transmitindo mensagem do Executivo e fez abordagem sobre o PPA, cujo conteúdo se encontra no boletim a seguir veiculado (resumo da mensagem, realizações e compromissos para 2020).

Na tribuna livre, a professora Iranilda Sousa, representante da 1a. turma do curso de pedagogia em parceria com a UFMA fez abordagem sobre políticas públicas da educação, reportando-se em especial aos conselhos, e reiterou pedido de melhorias nas condições da sala de aula onde se dão os encontros e estudos da turma.

O Poder Executivo apresentou dois projetos de lei 001 e 002/20, o primeiro cuidando da autorização para contratações temporárias, e o segundo sobre aprovação de lei autorizando permuta do terreno do lixão, visando à relocalização.

Após as considerações finais dos vereadores o prefeito Chico Freitas pontuou, mais uma vez, as prioridades de sua gestão, antes, porém, destacando positiva presença da turma do curso de pedagogia. Ressaltou a importância da academia (acadêmicos do curso de pedagogia implantado em 2018, com o apoio e incentivo da gestão atual) em estar contribuindo com a discussão de temas de relevância, participando com um novo olhar de cidadão consciente, tudo a ver com a ideia e com o discurso da equipe gestora do município, que valoriza a crítica construtiva, o diálogo e a participação.

Abordar temas como a constituição e funcionamento dos conselhos municipais não despertava interesse dos profissionais da área, sequer da população, disse Chico Freitas. Falou não interferir, mas apoiar e reconhecer o valor dos conselhos, que agora existem na formalidade (de direito) e na realidade (de fato).

No Portal da Transparência prestações de contas com números, demonstrativos, RGF, relatórios de atividades das secretarias, atas dos conselhos etc estão disponível não apenas por imposição legal, mas sobretudo por compromisso de conformidade e vínculo verdadeiro com as boas práticas de administração com responsabilidade. Disse ainda que até antes de 2017 inexistia portal da transparência do município disponível para a população; não havia estrutura administrativa, tampouco central de licitações na sede e principalmente como agora, aberta ao público.
A seguir, boletim apresentado na sessão.

  

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta nossa página no Facebook

%d blogueiros gostam disto: